Em meio a uma concorrência crescente e competitiva, saber oferecer atrativos para fidelizar os clientes de longa data e atrair mais consumidores é essencial para uma loja de destaque.
Melhorar a comunicação visual, por exemplo, é um dos caminhos com melhor resultado e a mudança pode começar hoje mesmo, com pequenas alterações que deixarão o espaço de sua loja muito mais confortável. Confira nossas dicas!
Estética coerente e atrativa
As cores são elementos muito importantes na linguagem visual, e saber usá-las pode significar a diferença entre uma loja receptiva e um local que afasta os clientes. O mais importante é cuidar para que as peças de comunicação visual da loja física estejam em sintonia com o logo e os demais elementos de identidade visual, facilitando a associação pelo consumidor e reforçando o posicionamento da marca.
O público-alvo também deve ser levado em conta: clientes mais jovens são atraídos por cores vibrantes e energéticas, como tons de vermelho e laranja, enquanto pessoas de meia-idade preferem o conforto e a calma dos verdes e azuis associados à sobriedade do preto.
Climatização adequada
A temperatura do ambiente de compras também é um fator decisivo para a experiência de usuário no interior da loja. Tendo em mente que o objetivo é que o cliente passe o maior tempo possível em compras, cuide para que a sensação térmica não esteja muito quente nem muito fria.
Sempre que possível, faça uso de aparelhos de ar condicionado: ventiladores são ineficientes e trazem poluição visual e sonora.
Iluminação sem exageros
A luz ambiente ajuda a compor o clima da loja, juntamente com a temperatura e as cores internas. O ideal é que os produtos estejam iluminados totalmente para facilitar a observação pelo comprador, sem que no entanto haja um exagero de luzes, criando um aspecto artificial e agressivo.
Uma solução é alternar entre luzes brancas para iluminação geral e pequenos spots de luzes amarelas, menos intensas, sobre peças de destaque ou provadores, sempre com cuidado para que não existam pontos escuros no ambiente.
Exposição das peças
Saber espalhar seus produtos de forma equilibrada pela loja também conta pontos na experiência de cliente. O melhor é que as peças estejam distribuídas de forma uniforme ao longo do local.
Caso deseje destacar algum item em específico, deixe-o em lugares mais altos, em manequins ou em ilhas temáticas.
Espaço da loja
Por fim, é também necessário que o layout do ponto de venda convide o cliente a continuar por ali. Prateleiras e estantes com espaços amplos entre si, por exemplo, facilitam o trânsito interno, evitando pequenos congestionamentos e incômodos. Outro truque é posicionar os caixas no fundo da loja: assim, o consumidor será exposto a mais produtos, criando mais chances de venda.
Nesse post vimos algumas dicas simples de como organizar e otimizar a comunicação visual de sua loja, atraindo mais clientes e aumentando as taxas de retorno. Com essas ideias, você pode começar hoje mesmo a alterar o seu PDV e torná-lo ainda mais aconchegante e amigável!
Gostou do texto? Curta a página da OMNI no Facebook e receba nossas atualizações mais recentes!