Aumentar o faturamento de uma loja é um dos principais objetivos do comerciante. Para isso, melhorar a produtividade do time de vendas, por meio do estabelecimento de metas, é uma das soluções mais baratas e eficientes que existem. Mas, você sabe como definir metas para vendedores?
Esse é um ponto muito importante dentro da empresa e você precisa estar atento a isso. Seus colaboradores precisam estar motivados para manter o bom desenvolvimento do seu negócio.
Pensando nisso, escrevemos este post com algumas dicas para ajudar você a criar metas realistas e premiações atrativas. Vamos lá?
Deixe a equipe participar na hora de definir metas para vendedores
Construir as metas em conjunto com a equipe é muito interessante, pois o time se identifica com as metas propostas e ajuda você a entender as metas possíveis de serem alcançadas.
Faça reuniões com o time, entenda quais os maiores empecilhos de vendas, quais os objetivos de cada um etc. Explique também os objetivos da empresa e aonde ela quer chegar com a ajuda deles.
Crie metas alcançáveis e realistas
Não adianta estabelecer metas desumanas, visando apenas o lucro empresarial. As pessoas não se sentem motivadas quando veem que as metas impostas estão fora da realidade do mercado e da empresa. Você pode criar metas desafiadoras, contanto que sejam realistas a possíveis de alcançar.
Analise a sua empresa e o seu mercado de atuação
Analise o histórico de vendas de sua empresa, das projeções de vendas para o período seguinte, do crescimento do mercado, além da opinião do seu time, os quais vão lhe dar a base necessária para estabelecer boas metas.
Estabeleça premiações realmente atraentes para o seu time
Além do reconhecimento, que é um importante fator motivacional, é necessário investir em outros tipos de premiação que sejam atrativas para os vendedores. Para encontrar premiações adequadas, você deve levar em conta dois fatores principais: a verba disponível e os interesses dos vendedores.
Analise o que mais interessa para seu time e faça um estudo financeiro de quanto a empresa pode gastar se atingir determinada meta. Se seus funcionários trabalham em escala 6×1 e sua empresa tem pouca verba disponível, você pode, por exemplo, dar uma folga no sábado.
Outras premiações que costumam motivar muito o time de vendas são: viagens, prêmios em dinheiro, cursos, eletrônicos (como smartphones, computadores e tablets), carros etc. Conhecendo bem o seu time, você saberá suas preferências e o que os motiva mais.
Para definir metas para vendedores lembre-se de sempre avaliar a capacidade de vendas de sua empresa, analisando o histórico, seu estoque disponível, as projeções do seu setor financeiro, o mercado em que sua empresa está inserida e os insights do seu próprio time de vendas. Não imponha metas, faça em conjunto e, no lugar de cobrar os funcionários, motive-os constantemente, com frases, e-mail, painéis que mostram o quanto falta para o alcance das metas.
Você gostou deste texto sobre definição de metas atrativas para vendedores? Então continue com a visita em nosso blog e aprenda mais sobre como melhorar o desempenho de seu negócio lendo também o post “Saiba como encantar e reter clientes no PDV e alcance o sucesso.”