O bem-estar dos colaboradores é um fator que está amplamente relacionado à produtividade da loja. Além disso, ambientes estimulantes e inteligentes motivam os funcionários e tornam seu trabalho mais prático.
Nesse sentido, a arquitetura pode ajudar tornando os ambientes mais instigantes e agradáveis. Nesse post vamos explicar de que forma isso acontece.
Como a arquitetura pode contribuir para a produtividade da loja?
1. Organização do espaço de acordo com os fluxos necessários
O fluxo em uma loja é um dos principais fatores relacionados à produtividade. Essa organização varia de acordo com o tipo e tamanho do local, trabalhada de maneira a aproveitar ao máximo a planta da loja.
Por exemplo, dispor os móveis de modo a explorar melhor a área do caixa, deixando-a destacada e com produtos de compra por impulso. Ou então organizar melhor o estoque e os acessos aos produtos da loja, para evitar que o funcionário precise alcançar produtos em locais mais difíceis.
2. Melhorias na iluminação e na organização dos espaços
Os projetos de iluminação são muito importantes, já que cor, tipo, potência e localização da luz influenciam em diversos pontos relacionados à produtividade, como o comportamento do cliente dentro da loja, que pode ser direcionado para os locais desejados através da criação de um caminho a ser seguido.
Essa influência no comportamento do consumidor auxilia o vendedor dentro de uma loja. Além disso, a iluminação é capaz de gerar mais conforto aos colaboradores que passam muitas horas no mesmo local.
Uma iluminação escura demais pode causar sono, se for muito clara pode gerar estresse. Por todos esses detalhes, os profissionais especializados em arquitetura podem auxiliar a escolher o tipo de iluminação de acordo com os objetivos.
Os espaços organizados auxiliam colaboradores e clientes na praticidade de encontrar facilmente os produtos e também deixam o ambiente muito mais agradável e profissional.
3. Aumento do conforto e satisfação dos funcionários
Mobiliários adequados, iluminação bem pensada, fluxos de pessoas facilitados e melhor acesso aos produtos são alguns fatores que, em conjunto, trazem ao funcionário muito mais praticidade em seu dia a dia.
Quando o colaborador está em um ambiente confortável, prático e estimulante ele se sente mais satisfeito. Afinal, ele passará muitas horas no local de trabalho e por isso o ambiente impacta tanto na questão da satisfação.
Assim, podemos dizer que, para melhorar a produtividade da loja, é preciso investir em um ambiente voltado para satisfação dos colaboradores e também dos clientes. Uma iluminação adequada e de acordo com os objetivos da loja, a disposição correta e o tipo de mobiliário, as cores e texturas do ambiente, o layout interno, são alguns dos elementos com os quais a arquitetura contribui no sentido de melhorar a produtividade e, como consequência, a satisfação de funcionários e clientes e o aumento nas vendas.
Agora que você entende melhor como a arquitetura pode ajudar a impactar a produtividade da loja, já pode entrar em contato conosco e conhecer as soluções em arquitetura para lojas que oferecemos. Basta acessar nosso site e clicar em Contato!