Muitas empresas, quando buscam aumentar suas vendas, decidem ampliar o mix de produtos para oferecer mais opções aos seus consumidores e, assim, aumentar o ticket pago por eles.
Entretanto, ao ampliar o mix e trabalhar com novos produtos, há um ponto de muita atenção com o qual todos os varejistas precisam se preocupar: como definir o melhor mix de produtos e manter um bom controle de estoque?
Erros no estoque são prejuízos na certa! Se faltar, você perde vendas; se sobrar, são custos extras. Por isso, listamos algumas dicas que vão ajudar a definir o melhor mix de produtos para expandir seu negócio e conseguir manter o bom gerenciamento do seu estoque. Vamos lá?
Conheça bem o seu público
O primeiro passo é você entender bem o seu público e como ele se comporta. Use ferramentas de monitoramento para identificar quais produtos são mais atraentes ao seu consumidor.
O ideal é estabelecer uma persona para sua loja que diga:
- Quem é a pessoa que compra na sua loja?
- Qual é a faixa etária dela?
- Onde ela mora?
- O que ela faz? Qual sua profissão?
- O que gosta de fazer no tempo livre?
- Quais tipos de produtos ela consome?
- Quais meios de comunicação ela usa? Com qual objetivo e frequência?
- Como ela gostaria de ser abordada pelas marcas que consome?
- Como a minha marca pode oferecer valor para ela?
Fazer um bom entendimento do público permite identificar qual será o melhor mix de produtos para ele, além de melhorar a experiência da sua clientela. Assim sendo, você conseguirá estabelecer parâmetros sobre o consumo do seu mix, ajudando no controle eficiente do estoque.
Encontre produtos complementares
Ao entender como o consumidor se comporta e o que ele espera, você passa a compreender qual o processo total de compra. Identifique como ele usa seu produto e busque itens complementares.
Dessa forma, você oferecerá uma solução completa para seu consumidor e, ao mesmo tempo, poderá fazer uma expansão mais inteligente do seu negócio.
Fique atento a novidades e tendências
O monitoramento do seu público e do mercado permite identificar tendências para investir. Essas novidades podem ser uma grande aposta para se destacar e se tornar referência em seu segmento, aumentando seu valor.
Use ferramentas como o Google Trends e faça muito benchmarking no meio nacional e internacional. Além disso, observe outros mercados e procure oportunidades diferentes que se encaixem na forma de pensar da sua persona.
O uso de tendências é algo arriscado para a gestão do estoque. Portanto, ao oferecer esses produtos, procure parcerias com seu fornecedor para fazer venda sob demanda inicialmente e, assim que a venda for efetiva, calcule a compra de estoque real.
Use a tecnologia para evitar falhas
Adote tecnologias que façam o controle do seu estoque de forma mais eficiente. Softwares de ERP (Enterprise Resource Planning) permitem controlar melhor o estoque, de forma automatizada, e evitam falhas que atrapalham não só o gerenciamento eficiente, mas também a fidelização de clientes.
Busque tecnologias que vão automatizar seus processos, integrar seus sistemas e ajudar a evitar falhas. Dessa forma, você possui uma visão mais integrada do negócio e faz um melhor gerenciamento do mix de produtos e estoque.
Uma boa estratégia de definição de mix de produtos vai ajudar a definir o melhor estoque da loja, com menores riscos de perda de produtos e precificação errada. Use ferramentas de monitoramento e saiba o que seus consumidores procuram, como eles vão usar cada produto e escolha o mix ideal.
Gostou dessas dicas de como ter um ótimo mix de produtos e não ter problemas com seu estoque? Então não esqueça de assinar nossa newsletter para não perder mais conteúdos como esse!