Atualmente, muitos empresários estão expandindo seus negócios através de franquias. Apesar das novas oportunidades que surgem, esse modelo de negócio precisa seguir um padrão para obter sucesso e ser reconhecido.
A identificação visual é o primeiro passo para a padronização das lojas, por isso é fundamental que as empresas invistam em uma arquitetura comercial para projetos da franquia. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o post!
Qual a importância da padronização?
Independentemente de você criar uma rede de franquias ou virar um franqueado e passar a usar a marca de uma rede, é necessário ter padrões para que o cliente identifique sua marca, esteja onde estiver. Ao visitar as lojas em estados diferentes, por exemplo, é importante que o consumidor tenha a mesma percepção.
Administrar uma rede de franquias não é simples. Para que tudo funcione perfeitamente, as lojas precisam seguir os padrões estabelecidos, desde o atendimento, PDV (Ponto de Venda) e estratégias de marketing. Os manuais e padrões são essenciais para o crescimento da rede de franquias.
Arquitetura comercial para projetos da franquia?
Quando falamos em manuais, não nos referimos apenas às estratégias, mas sim a toda parte visual da franquia. Desde a criação (todos os móveis são desenhados exclusivamente para cada tipo de loja), até a disposição dos móveis, as cores, a vitrine, etc.
Para alcançar o máximo de excelência na padronização das lojas, é fundamental contar com o auxílio de profissionais, e é aí que a arquitetura entra na jogada.
Muitas empresas acreditam que contratar um escritório de arquitetura comercial para projetos da franquia seja um custo desnecessário. Porém, esse pensamento não poderia estar mais equivocado, afinal isso é um investimento.
A contratação de um escritório de arquitetura deve estar nos planos e no catálogo de fornecedores da franquia. Afinal, esses profissionais serão os responsáveis pela criação e adaptação (padrões da franquia em novos espaços) de todos os projetos da rede.
Como o gerente da franquia vai conseguir reproduzir, sem a ajuda de profissionais competentes, as mesmas especificações técnicas em todas as unidades franqueadas? Essa opção é quase impossível, não é mesmo?
Ao contratar um serviço de arquitetura, a empresa garante a padronização em todas as lojas. Sem contar que você não ficará sobrecarregado com todo o estresse do projeto. O arquiteto vai somar ao time, auxiliando a equipe em todas as etapas e tentando encontrar a melhor solução para cada espaço. Ele fará um estudo e criará metodologias para ajudar na montagem e lançamento de outras lojas.
Como a arquitetura pode influenciar?
A arquitetura influencia diretamente no ambiente de uma loja e, consequentemente, na percepção do consumidor. Um ambiente com pouca ou má iluminação e com móveis que não se completam, por exemplo, pode passar uma impressão negativa para o cliente.
A disposição dos espaços e estações de trabalho também podem influenciar na produtividade da equipe. Imagine que um cliente esteja provando alguns modelos de tênis e o vendedor lhe oferece meias para completar a venda. Porém, o setor de meias está localizado do outro lado da sala comercial, fazendo com que o vendedor precise se deslocar várias vezes para finalizar o mesmo atendimento.
Esse é um exemplo clássico de falta de planejamento, afinal, os dois itens se completam e deveriam estar próximos na loja. O papel do arquiteto e/ou design de interiores é muito mais do que pensar na decoração e identidade visual da franquia. Ele vai projetar e planejar todos os detalhes, a fim de otimizar os processos.
Agora que você viu como é importante ter um escritório de arquitetura comercial para projetos da franquia, fica mais fácil expandir seu negócio. Gostou desse artigo? Então entre em contato conosco e conheça os melhores serviços e projetos para o seu negócio!