Quem pensa em expandir os negócios e até mesmo adequar a ambientação da loja ao público vai precisar fazer uma reforma. No entanto, essa palavra já soa como um dor de cabeça para alguns proprietários. Será que tem jeito de fazer uma reforma sem estresse?
Claro que sim! Basta seguir alguns passos fundamentais antes de comprar os materiais e definir os acabamentos para as paredes do estabelecimento comercial. Quer saber quais são eles? Confira neste texto alguns critérios para considerar antes de começar a reforma da loja!
Faça um bom planejamento
Uma possível dor de cabeça gerada pela reforma da loja pode ser evitada antes mesmo do início da obra. Durante o projeto, é preciso fazer o planejamento bem acurado. Nele, deve conter o projeto visual do estabelecimento comercial, mas também o orçamento, definindo a quantidade e o tipo de material necessário.
Se tiver dificuldades em elaborar esse procedimento e, para garantir que ele seja realizado de forma eficiente, contrate um especialista. Contratar um escritório de arquitetura, por exemplo, pode permitir que você faça um bom projeto e adquira os melhores materiais para a reforma com o menor preço.
Evite comprar antecipadamente
É comum donos de estabelecimentos comerciais adquirirem o material da reforma muito antes da obra começar. Eles se deixam levar por promoções, ansiedade e até mesmo pelo medo de não encontrar um preço melhor lá na frente.
Mas tenha cuidado com isso se quiser uma reforma sem estresse: é possível acontecer uma mudança no projeto e alguns materiais não serem mais necessários na quantidade já comprada. Ou, então, haver uma dificuldade de armazenar esses materiais em local apropriado.
Nesse caso, o correto é adquirir os materiais aos poucos. Assim que a obra avança, vá comprando o necessário. Detalhe importante para azulejos e cerâmicas: como esses são extremamente frágeis, eles devem ser comprados o mais próximo possível da data em que serão usados.
Tenha cuidado com as paredes estruturais
Em muitos casos, os proprietários das lojas querem radicalizar na reforma na loja. Pensam em mudar tudo e até mesmo remover paredes para deixar o estabelecimento maior. Na busca desse efeito, porém, é comum cometer o erro de remover paredes estruturais. Isso pode gerar um grande problema!
A retirada dessas paredes pode comprometer a laje e causar um colapso parcial ou total na edificação. Nesse sentido, antes de quebrar qualquer parede, mais uma vez é recomendável buscar a ajuda de um profissional especializado no assunto. Arquitetos e engenheiros podem determinar a modificação mais adequada e segura a ser feita na obra.
Essas foram algumas dicas para fazer uma reforma sem estresse. É importante também escolher um bom grupo de mão de obra. Peça recomendações de outros proprietários de lojas e profissionais especializados para indicar pessoas que sabem “pôr a mão na massa” de maneira eficiente. Afinal, você pode ter o melhor material, mas se a mão de obra não for boa, a reforma vai ficar comprometida.
Gostou dessas informações? Então fique por dentro de outros assuntos assinando a nossa newsletter!