Se você quer aumentar o faturamento da sua loja em 2018, está na hora de investir em gestão de marca. Também conhecido como branding, esse trabalho tem como objetivo torná-la mais conhecida (e desejada) pelos seus diferentes públicos.
E, claro, isso não ocorre do dia para a noite. Afinal, uma marca forte não depende apenas de você, já que envolve a percepção dos indivíduos sobre ela. Como dizia o designer e publicitário alemão Walter Landor, os produtos são criados na fábrica, mas as marcas são criadas na mente das pessoas.
No post de hoje, entenda a importância da gestão de marca para a sua loja e veja também algumas práticas que você pode adotar. Vamos lá?
O que é gestão de marca?
A gestão de marca ou branding são as atividades desenvolvidas por profissionais especializados para que ela ocupe um lugar privilegiado no coração e na mente dos seus consumidores, parceiros e funcionários. Isso engloba desde a sua concepção até as campanhas de marketing desenvolvidas por uma empresa.
Por que ela é importante para a estratégia da sua loja?
A sua loja precisa ter um posicionamento estratégico autêntico em todos os pontos de contato com o consumidor tanto no ambiente físico como no online. Isso porque, muito além do produto, compramos as emoções que a marca nos provoca.
No varejo, tudo o que fica associado à experiência do cliente tem a ver com branding: o nome fantasia da loja, a logo, a arquitetura, a ambientação do ponto de venda (PDV), o visual merchandising e muitos outros detalhes.
Quais práticas podem ser usadas no varejo?
Cuide do design do interior da loja
Concorda que a primeira impressão é a que fica? Então, cuide do design de interiores, planejando e organizando todas as necessidades da sua loja. Isso inclui a iluminação, as cores, a mobília e, obviamente, as partes elétrica e hidráulica. Tudo deve estar bem alinhado para garantir a credibilidade da comunicação visual do espaço.
Melhore a experiência do cliente
Já parou para pensar quais são as sensações e os sentimentos despertados em seu cliente quando ele realiza uma compra na sua loja? Esse conjunto de vivências é decisivo para diferenciar a sua marca em um mercado competitivo e, também, para a fidelização do seu público.
Invista no marketing sensorial
Uma boa maneira de melhorar a experiência do cliente é adotar técnicas que utilizam os cinco sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição) para aumentar as vendas. O marketing sensorial contribui para que o consumidor se sinta mais à vontade na loja e, consequentemente, queira comprar mais.
Pense no som ambiente, disponibilize bebidas e comidinhas no seu estabelecimento, use os aromas para que associem o cheiro a sua marca e muito mais.
Agora que você já sabe como a gestão de marca é importante para a sua loja, não perca mais tempo! Conte com a ajuda de uma empresa de arquitetura e construção para expandir o seu negócio seja com a reforma de uma unidade, seja com a abertura de novas instalações!
Gostou deste post sobre marketing e gestão de marca? Aproveite a visita e leia também “Visual Merchandising: como sair na frente dos concorrentes”!