Sabe por que investir no PDV é tão importante? A cada dia aumenta a disputa por um espaço na preferência do consumidor. Nesse cenário, a organização da loja se tornou uma ferramenta de estratégia para alavancar as vendas.
Além de ajudar a posicionar e expor os produtos, as ações de marketing e merchandising são poderosas, porque influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor.
É claro que, para que essa influência seja positiva, é preciso chamar a atenção do público-alvo para entrar no ponto de vendas, olhar, comprar e voltar. Dessa forma, é possível crescer e expandir o negócio com mais segurança.
Agora que você sabe a relevância que isso tem para otimizar os seus resultados, vamos para a parte prática. Confira estas dicas para arrasar:
Capriche na identidade visual
A identidade visual da sua marca é a primeira coisa que você deve se atentar. Ela inclui logotipo, tipografia, cores e todas as imagens que comunicam a personalidade do seu negócio. Esse conjunto de detalhes é o que vai fazer com que as pessoas reconheçam a sua empresa.
Por isso, é fundamental ilustrar desde a fachada da loja até sacolas, embalagens e material de papelaria com o layout padrão. Até o uniforme dos colaboradores precisam adotar as características que identificam a sua empresa. Tudo isso faz a diferença na percepção do cliente.
Pense bem antes de escolher o nome ideal
O nome da sua loja deve ser claro e objetivo em relação ao que você vende. Isso facilita a compreensão do público sobre o tipo do negócio. Além disso, não abre margens para outras interpretações.
Escolha um nome de fácil leitura, memorização e pronúncia. Leve em consideração que esse também será o nome do seu site. Quanto mais simples ele for, mais fácil será de ser lembrado.
Cuide do layout do ponto de vendas
O planejamento do espaço faz parte da layoutização do PDV. Você precisa enxergar o seu ambiente como se fosse o próprio cliente e observar cada setor com esse olhar. Afinal, não é uma experiência agradável ter que “garimpar” o local para encontrar um objeto “precioso”, não é mesmo?
Então, agrupe os produtos por categorias, sinalize as seções com placas e monte cartazes para indicar as ofertas. Faça com que a passagem entre as gôndolas seja livre de barreiras, para que todos possam circular normalmente.
Ofereça um ambiente acolhedor
Muitos empreendedores utilizam a estratégia do marketing sensorial para atrair público. Você já ouviu falar? É uma técnica muito simples que consiste em explorar os 5 sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.
Não precisa trabalhar com todos de uma vez, basta escolher os mais interessantes, de acordo com o nicho. Assim, você pode usar uma essência exclusiva para aromatizar o ambiente ou tocar uma playlist que seja agradável para os seus clientes, por exemplo.
Como você viu, investir no PDV é uma ótima alternativa para engajar clientes, atrair novos compradores e crescer de forma sustentável. Pense nisso!
Quer receber outras dicas com soluções inovadoras para o seu ponto de vendas? Assine gratuitamente a nossa newsletter e enviaremos as novidades diretamente para seu e-mail!