As franquias vêm se mostrando uma opção com benefícios tanto para o franqueador — que pode expandir sem precisar cuidar dos detalhes de cada negócio — quanto para o franqueado — que tem a oportunidade de ter um empreendimento de uma marca já conhecida e com processos já existentes.
Mas, na hora de fazer a formatação de projetos para franquias, é preciso ter um cuidado especial para que a imagem da marca seja mantida entre as franqueadas. Neste artigo falaremos sobre como a arquitetura deve ser trabalhada em conjunto com o branding para projetos de sucesso em franquias. Acompanhe!
Por que arquitetura e marca devem ser aliadas na formatação de projetos para franquias?
A elaboração arquitetônica do negócio deve ser feita durante o processo de formatação. Isso porque o planejamento já deve contemplar de que forma a imagem da marca será transmitida por meio da comunicação visual da loja física.
Dessa forma, a empresa consegue definir logo de início todos os padrões visuais, materiais, projeção de custos para a montagem de uma franquia, especificações necessárias para o projeto, etc. O franqueado precisará saber dos custos envolvidos e entender a identidade da marca logo na primeira etapa.
Qual a relação entre arquitetura e branding?
A identidade da marca é fundamental para o sucesso e crescimento de uma empresa. E isso não é diferente no sistema de franchising.
A marca e a arquitetura caminham juntas, de maneira a uma complementar a outra. As estratégias de branding, devem guiar o projeto arquitetônico, mostrando de maneira clara e padronizada a identidade daquela marca e os valores que prega.
Isso quer dizer que o cliente, ao se deparar com o layout, com as cores, com os materiais e com todo o trabalho visual da franquia, deve identificar de imediato que aquele local pertence a determinada marca.
Todo esse processo de percepção, identificação e reconhecimento de marca gera valor agregado na mente do consumidor e resulta em mais vendas para as lojas. As pessoas têm preferência por ambientes visualmente agradáveis e de acordo com seu estilo.
Qual a importância da padronização para uma imagem consolidada?
Se é importante que haja um reconhecimento de marca por parte do comprador, então a padronização é peça essencial em qualquer projeto arquitetônico para franquias.
Imagine, por exemplo, essas redes de fast-food. Você não acha fácil reconhecer a marca da empresa em apenas alguns segundos, mesmo com muitos restaurantes por perto? Isso ocorre por conta da padronização, que mantém o estilo dos elementos definidos nas estratégias de branding em todas as franquias.
Padronizar significa igualar, ou seja, manter cores, disposição de mobiliário, estilo de fachada, tipo de letreiro, de acordo com normas estabelecidas nos padrões de comunicação visual.
Por isso, o processo de formatação para projetos de franquias deve contemplar os projetos arquitetônicos, devidamente alinhados com as estratégias de marca e identidade visual. Lembre-se de que uma franquia de sucesso precisa de uma marca forte, com padrões estabelecidos e reconhecimento por parte do cliente.
Agora que você entende sobre a formatação de projetos para franquias, aproveite para ler também nosso post sobre a importância de fidelizar os clientes da sua loja!