Fidelizar os clientes se tornou uma das maiores prioridades das empresas que estão de olho no mercado. Isso porque, com o aumento da concorrência e a situação financeira do país, manter os clientes satisfeitos é uma forma de garantir a lucratividade da empresa.
Mas por que é tão importante que esses clientes continuem com você? Entender o custo de aquisição de clientes é a peça-chave para que você consiga transformar a sua empresa em um sucesso.
Está preparado para colocar a mão na massa? Vamos nessa!
Por que é importante fidelizar os clientes da sua loja?
Antes de ler algumas dicas sobre como fidelizar os clientes, é preciso que você entenda o que é custo de aquisição de clientes e como ele impacta nos lucros da sua empresa.
O custo de aquisição de clientes, como o próprio nome diz, reflete quanto cada novo cliente custou para a sua empresa.
Supondo que você investiu R$3.000,00 em marketing para conquistar novos clientes no mês anterior, e conseguiu fechar com novas 10 pessoas, cada um desses clientes custou para a sua empresa R$300,00.
Se o ticket médio de cada cliente for menor ou igual ao valor de aquisição de cada um deles, você ainda não está lucrando. Por isso, quanto mais estratégias para manter o seu cliente por perto você tiver, mais lucro ele estará dando para o seu negócio.
Como fidelizar os clientes?
Para fidelizar clientes, é preciso conhecer os seus consumidores e conseguir se comunicar com eles da melhor maneira possível.
Separamos algumas dicas que podem te ajudar.
1. Campanhas de fidelização
O primeiro passo é criar campanhas de fidelização de clientes. Nelas, você encontra opções como cartão fidelidade para consumo recorrente e vantagens especiais para quem indicar novos clientes.
Nesse tipo de ação, você vai oferecer vantagens interessantes para os clientes atuais em busca de recorrência e novos consumidores. Descubra o que realmente representa benefícios para essas pessoas e aproveite o gatilho!
2. Marketing de relacionamento
Um outro ponto muito importante é investir em ações de marketing de relacionamento. Tenha um CRM e invista em coletar, armazenar e analisar informações sobre os seus clientes e seus hábitos de consumo.
Assim, você saberá como fazer ações específicas para cada um com seus respectivos hábitos de compra — e a gente sabe que ações personalizadas tendem a dar mais resultados, uma vez que permitem uma identificação maior por parte do cliente.
3. Pós-venda personalizado
Um bom serviço de pós-venda também é uma forma incrível de melhorar a fidelização de clientes. Trabalhe uma equipe pronta para atender às maiores dificuldades do seu público e tenha sempre em mente que a agilidade e atenção são o ponto chave para estreitar esse relacionamento.
4. Tenha uma loja bem estruturada com atendimento diferenciado
Por último, mas não menos importante, considerando as lojas físicas, é preciso garantir uma boa estrutura e profissionais capacitados para atender os seus clientes.
A relação direta com o consumidor também é responsável por despertar o desejo de permanecer frequentando determinadas lojas.
Como vimos anteriormente, a recorrência de compra de um cliente é o que vai trazer lucros para a sua empresa.
Por isso, invista em deixar essas pessoas cada vez mais satisfeitas, além de manter um relacionamento duradouro e bem estruturado com cada uma delas!
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