Você já entrou (ou deixou de entrar) em alguma loja, bar ou restaurante por conta do visual desse lugar? Provavelmente sim, pois isso acontece com a maioria das pessoas.
Além do interesse no produto ou serviço, o design do ambiente comercial influencia a tomada de decisão do consumidor com relação a entrar no local e até a comprar produtos.
Por isso, confira no post de hoje como acertar no design do ambiente e aumentar as vendas da sua empresa.
A importância do design para as vendas
O ambiente comercial é o espaço físico em que há um encontro real do cliente com a marca. Dessa forma, a decoração do local reflete diretamente a identidade e transmite uma imagem ao público.
Essa impressão que o consumidor tem da marca dentro da loja impacta nas vendas, pois ele terá uma percepção — que pode ser boa ou ruim — em relação aos produtos daquela empresa.
Para que a percepção seja positiva é necessário investir em um visual atrativo, que desperte sensações e sentimentos positivos no cliente, tais como credibilidade, conforto, alegria, entre outros.
Nessa hora, o design é peça fundamental para que a imagem da marca seja transmitida de acordo com sua identidade, com os valores da empresa e com as características do público-alvo.
Lembre-se sempre de entender os gostos do seu público e a imagem que quer transmitir. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas modernas e jovens, não investirá em um design clássico.
Como trabalhar o design no ambiente comercial
Para ajudar você a trabalhar o design no ambiente comercial separamos alguns pontos indispensáveis nesse tema. Confira!
A mobília faz a diferença
O mobiliário é parte importante de um cenário, e deve ser medido corretamente a fim de não deixar o ambiente com uma aparência de entulhado, ou então, dificultar a passagem de clientes, afinal, a boa circulação auxilia a visualização de produtos.
É importante que a mobília combine com o estilo da marca — transmitindo sua essência — e se torne um local aconchegante para os clientes.
Escolhendo as cores certas
Sim, as cores do ambiente físico têm impacto na imagem que ser quer passar. É importante que haja uma conexão com as cores da comunicação visual da marca, e que seja feito um estudo sobre como e onde usar os tons dentro da loja, além de cores que combinem com as da logomarca.
Além disso, é interessante aplicar tons relacionados ao tipo de negócio ou a imagem que se pretende passar. Por exemplo, se seu negócio oferece produtos naturais e deseja passar uma imagem de natureza, vale usar cores como verde e ocre.
Trabalhar o design do ambiente comercial é fundamental para empresas que buscam melhorar sua imagem e aumentar as vendas. Isso porque o consumidor vê valor em lugares aconchegantes e visualmente atrativos. Vale lembrar que a percepção varia de público para público. Por isso, conheça o seu cliente e trabalhe voltado para seus gostos.
Você gostou deste texto sobre design do ambiente comercial? Então descubra também como aumentar as vendas com o ambiente da loja utilizando o Marketing Sensorial e aprofunde seus conhecimentos no assunto!