O sistema de franquias está crescendo no Brasil. As empresas investem neste modelo com objetivo de expandir os negócios, a marca e aumentar a distribuição de serviços e produtos.
Contudo, a formatação de franquias é, muitas vezes, um desafio para os empreendedores. Além de detalhes técnicos e legais que devem ser analisados, existem alguns itens indispensáveis para quem quer ingressar nesse mercado. Vamos falar sobre eles a seguir.
Plano de negócios: passo inicial para a formatação de franquias
O plano de negócios é a etapa a ser realizada logo no início, pois serve para avaliar o mercado e o estágio atual da empresa. Esse estudo é fundamental para saber se utilizar o sistema de franquias é recomendável.
Nessa fase, são levantados dados relacionados a investimentos necessários para o projeto e é estudada a rentabilidade prevista com a implementação dele. Após isso, é escolhido o modelo de franquia e os padrões a se adotar.
Por fim, é elaborado um Plano de Expansão, considerando o tipo de negócio e características do mercado em que atua, assim, é possível definir o perfil do franqueado que será responsável por cada unidade.
Construção de marca: branding
Uma marca forte é um dos pontos principais para o sucesso de uma franquia. Isso porque, em meio a um crescimento de empresas que investem nesse sistema, é fundamental se diferenciar e passar valor percebido ao possível futuro franqueado.
Dentro do universo da marca, depois de definir conceitos, posicionamento e valores, é necessário transmiti-los ao público. Para que as características da empresa sejam mostradas de maneira correta e diferenciada, é preciso investir na representação visual da marca, por meio de logotipos, design, cores, layouts etc.
O logotipo é responsável pela identificação de uma marca. Ele comunica, por meio de cores, fontes e símbolos, qual o produto ou serviço ofertado, além das principais características da sua empresa. As cores e layouts devem estar alinhados entre si, para que haja harmonia ao transmitir a essência de sua marca.
Ao pesquisar por franquias para investir as pessoas buscam — além da rentabilidade e da adequação ao seu orçamento — credibilidade. A confiança em uma empresa é fator primordial na hora de decidir onde aplicar seu dinheiro, tempo e esforço. Uma marca forte e reconhecida é capaz de aumentar essa credibilidade na mente do consumidor.
Elaboração do projeto de arquitetura
Os projetos arquitetônicos e de decoração devem estar contemplados no manual de franquia, que servirá de guia para orientar a implementar a proposta de maneira correta.
A padronização é parte essencial nos projetos de arquitetura, pois as diferentes lojas precisam ter uma comunicação visual clara, em sintonia com os valores da marca e com as características da rede.
A arquitetura contribui para que o consumidor reconheça a identidade da marca, que deve ser demonstrada de forma coesa e sólida. Para isso, a arquitetura faz uso de elementos como o design, o tipo de mobiliário, os materiais, o estilo da fachada, a disposição dos espaços e a ambientação geral do estabelecimento.
Sem um bom planejamento arquitetônico, capaz de responder às exigências do sistema de franchising, não se pode esperar um crescimento sustentável da unidade. Por isso, ao planejar uma formatação de franquia é fundamental contemplar um projeto arquitetônico alinhado com a comunicação visual e valores da marca.
Você gostou deste post? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber nossos conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!