Para que uma empresa tenha sucesso em suas estratégias de marketing, precisa planejar quais as sensações e sentimentos que seus clientes terão durante a compra de seus produtos. E o jeito de fazer isso é por meio de uma boa experiência do cliente. Ela é fundamental não só para a fidelização, mas também para consolidar o posicionamento da empresa no mercado em que atua.
Mas criar e melhorar a experiência não é tão simples e nem tampouco uma estratégia definitiva. É preciso sempre buscar novas maneiras e motivos para melhorá-la.
No post de hoje traremos algumas respostas e sugestões criativas para transformar a experiência do cliente em momentos inesquecíveis. Acompanhe:
Por que investir nessa melhoria?
Existem bons motivos para investir na experiência do cliente durante e depois da compra, mas a principal delas é a fidelização.
Quando o cliente tem suas necessidades plenamente atendidas durante uma compra, ele passa a ser fiel a uma loja ou empresa não somente pela demanda de determinado produto, mas por todas as sensações que o atendimento lhe proporcionou.
Como melhorar a experiência do cliente?
A estratégia de melhoria da experiência do cliente pode ser planejada com base nos famosos “Ps” do marketing — Promoção, Praça, Preço e Produto. Usando os 4 Ps e focando nos 5 sentidos, é possível criar gatilhos que aguçarão as percepções dos consumidores durante a compra.
Veja algumas dicas para fazer isso:
Crie um design inteligente para o ponto de venda
Quando um cliente está na loja, precisa ter seus sentidos aguçados para convencê-lo da compra. Um layout simples de compreender, iluminação que favoreça os produtos e até mesmo uma sala de amenidades que possa valorizar a presença do cliente no estabelecimento, como uma cafeteria, por exemplo, fazem toda a diferença.
Pequenos ajustes ou pequenas obras no espaço podem tornar a loja mais atraente e estimular os sentidos de quem frequenta a loja. Além disso, demonstra que você está constantemente valorizando o conforto do cliente.
Tenha uma vivência no ponto de vista do cliente
Outra forma de melhorar a experiência que o seu consumidor vive é por meio de um serviço de cliente oculto. Assim, todas as etapas do atendimento poderão ser analisadas e melhoradas. Isso também permitirá que a empresa analise se sua imagem está sendo transmitida aos clientes como ela gostaria.
Empresas com foco na sustentabilidade, por exemplo, podem mudar seus pontos de vendas e adotar construções mais sustentáveis para estarem mais condizentes com a proposta de seus serviços e os valores de seus clientes.
Foque no sucesso do cliente
Focar no sucesso do cliente é garantir que ele estará plenamente satisfeito com o produto adquirido. Isso envolve um serviço de pós-atendimento bem estruturado que possa antecipar dúvidas e esclarecê-las antes, seja pelo contato via telefone, envio de material didático ou até o convite para que o cliente participe de palestras e cursos.
Inove na forma de interagir com o cliente
Existem diversos canais de atendimento, mas as redes sociais têm caído na preferência da maioria dos clientes.
Investir em contas institucionais e para atendimento — o famoso SAC 2.0 — é muito importante para interagir com o público e informá-lo das novidades e mudanças nos serviços que eventualmente podem afetá-los, como uma reforma estrutural na loja que ele costuma comprar, por exemplo.
Ofereça um serviço básico inesquecível
Antes de tudo, a empresa deve sempre analisar se seus serviços básicos estão sendo oferecidos de forma plena. Não adianta construir um estabelecimento moderno e sustentável, por exemplo, se o mix de produtos não estiver alinhado com os interesses dos consumidores ou o atendimento estiver deixando a desejar.
A estratégia de focar na experiência do cliente tem várias ferramentas que podem ser usadas a seu favor, e alterações no espaço físico podem ajudar bastante esse trabalho. Veja nosso material e entenda por que investir na arquitetura pode ser o passo certo para melhorar os resultados da sua loja!