Um ambiente bem projetado, com um projeto de iluminação e cores harmônicas, captura a atenção do público, mas ainda é o reconhecimento de marca que influencia as escolhas dos clientes. O design já oferece recursos para comunicar os valores de uma empresa de maneira inteligente e imediata, auxiliando organizações dos mais diversos portes. Qual seria, então, o papel da arquitetura para fortalecer a marca?
Você certamente se lembra da cena de Tom Hanks e Sandra Bullock no piano gigante da FAO Schwarz no filme “Quero ser Grande”. Ou do olhar sonhador da personagem Holly Golightly diante da vitrine da Tiffany’s em “Bonequinha de Luxo”. Em ambas as produções, os ambientes das lojas ajudam a narrar a experiência criada pelas marcas. Quer entender como usar os recursos da arquitetura para comunicar os ideais de sua marca? Acompanhe-nos!
Como a arquitetura pode fortalecer a marca?
Uma marca pode ser percebida por meio das mais variadas perspectivas. E se você não pode controlar a percepção das pessoas, pode influenciá-las com os recursos certos, beneficiando a sua empresa.
O branding proporciona a criação de experiências significativas para o seu público, buscando alinhar o discurso de sua marca às percepções que seus clientes têm sobre ela. A arquitetura possui uma série de recursos para fortalecer a sua marca. Acompanhe!
Criação de experiências relevantes
A arquitetura reúne uma série de conhecimentos multidisciplinares para envolver o usuário no ambiente. Assim, ela se torna parte do quebra-cabeças que constitui o universo da marca. Ela vai além da criação de um ambiente funcional, pois dialoga com peças de comunicação e tecnologia digital, convergindo para os propósitos de sua empresa.
A arquitetura contemporânea conversa com o design de experiência, trazendo recursos que só caberiam no universo digital e em publicações impressas para o mundo físico. A iluminação, por exemplo, ajuda a alinhar o humor do cliente ao da marca, criando hierarquia entre o mix de produtos exibidos e tornando a experiência de compra mais divertida.
A Bumble, responsável por um aplicativo de encontros, criou um espaço em Nova York para as pessoas se encontrarem antes dos “dates“, ou seja, os encontros propriamente ditos.
Já a Google conta com o Deep City, uma instalação em NYC que permite aos usuários entenderem como a interação com dados proporciona experiências melhores.
Reforço da identidade de marca
O branding vai além da identidade visual ou da logomarca. Seu propósito é fazer com que o cliente se aproxime da empresa, desenvolvendo um relacionamento de carinho ao consumir qualquer item ou serviço da marca. Com um posicionamento efetivo no mercado, a marca consolida seu relacionamento com o público.
Graças a elementos de iluminação, cartelas de cores, texturas, elementos de cenário e ambientes envolventes, a arquitetura faz com que a marca seja fixada na mente das pessoas, pois ela ganha personalidade, despertando as memórias afetivas de seus clientes e o reconhecimento rápido de sua mensagem.
Aprimoramento da comunicação
Já pensou em como uma marca carrega os valores de sua empresa e como pequenas alterações em suas cores e formas podem passar uma mensagem diferente para as pessoas? Daí a importância de traduzir as promessas de uma empresa em todas as expressões de uma marca, de forma que os atributos e benefícios que a organização se compromete a oferecer para o público sejam amparados.
Retomando o exemplo do aplicativo Bumble, a empresa criou um espaço físico, o Hive (A Colmeia, em tradução livre), repleto de hexágonos amarelos nas paredes e em móveis. O espaço é agradável para encontros, e também serve aos demais propósitos do aplicativo, que se tornou notável por priorizar a segurança das mulheres.
Assim, as usuárias podem, até mesmo, encontrar amigas e parceiras de negócios no Hive. Alguma analogia entre o poder feminino e a abelha rainha? O espaço conta com infraestrutura para brunches e comporta convenções sobre negócios e liderança feminina.
Graças a empresas como Apple, Google, Pinterest e Facebook, o design experimental cresce, abrindo caminhos para que a arquitetura ajude a fortalecer a marca com engajamento e experiências inesquecíveis para o público.
Quer entender como o design pode auxiliar na construção de uma boa infraestrutura para o seu negócio? Baixe o nosso e-book sobre o assunto e ganhe mais ferramentas para seu sucesso!