Embora a crise hídrica se restrinja, em seu grau mais agravante, ao estado de São Paulo, a necessidade de preservar nossa água potável se mostra cada vez mais urgente. Em entrevista à revista Época, Tim Duggan, arquiteto da ONG Make it Right, mostrou sua preocupação nesse aspecto ao afirmar que “As cidades tratam a água da chuva como lixo”. O arquiteto defendeu que a solução para a falta de água nas metrópoles pode estar na captação da chuva, através de métodos de construção sustentáveis.
Atualmente, a maioria das grandes cidades do mundo consome água em larga escala e contribui minimamente para a sua captação. De acordo com Tim, esse hábito precisa ser mudado. A cidade de Nova Orleans é um exemplo a ser seguido. Após sua devastação pelo furacão Katrina em 2005, a cidade foi toda reconstruída de maneira sustentável. Além de erguer casas eficientes, a Make it Right reconstruiu ruas e calçadas com concreto poroso, capaz de absorver chuva. Além de evitar enchentes, o piso filtra a água, para aproveitamento em jardins e reservatórios.
Tim defende ainda a importância de uma forte campanha de concientização popular para mudanças de hábitos que permitem o desperdício:”Água é como petróleo: um recurso natural hoje valioso, mas por muito tempo desprezado. Se não mudarmos nossos hábitos e a infraestrutura das cidades, veremos conflitos globais pela posse da água, não mais por petróleo, no próximo século”.