A arquitetura para varejo tem ganhado espaço no marcado brasileiro, tornando-se uma tendência nos mais diversos segmentos do comércio. Esse ramo da arquitetura aplicado ao varejo, redes de lojas e pontos de vendas, tem como principal objetivo motivar os clientes a se relacionarem com a marca, envolverem-se mais com os produtos e aumentar a interação com vendedores ou pessoas específicas da empresa.
O interessante da arquitetura para varejo é que ela não busca somente criar ambientes propícios para os consumidores, mas também visa proporcionar aos funcionários da empresa um ambiente de trabalho confortável e que favoreça as atividades dos colaboradores.
Para apresentar melhor aos empreendedores essa nova tendência do mercado, separamos neste post 4 benefícios de uma boa arquitetura para varejo. Confira a seguir!
1. Criação de uma identidade para a marca
A arquitetura para o varejo ajuda aos empresários a criarem uma identidade visual para as lojas e pontos de vendas. Ao desenvolver uma estrutura e uma imagem padrão para o negócio, consegue-se deixar claro para os clientes a identidade da marca. Isso facilita que as pessoas reconheçam a empresa em qualquer lugar e saibam onde encontrar produtos e itens em qualquer uma das lojas da rede.
2. Melhora a experiência do cliente
A criação de uma boa estrutura para o comércio ou ponto de venda permite que o cliente se identifique melhor com a marca ou com o estabelecimento. Isso ajuda a melhorar a experiência do cliente, fazendo com que ele se sinta mais a vontade e queira fazer compras.
Podemos dizer que a experiência do cliente, juntamente com um atendimento de excelência e produtos de alta qualidade, são os principais fatores ajudam a fidelizar os clientes.
3. Aperfeiçoamento do trabalho dos funcionários
Um estabelecimento bem organizado e planejado auxilia bastante o bom desempenho das atividades pelos funcionários. Produtos posicionados em lugares previamente determinados, estoque bem alinhado e um layout bem planejado faz com que os colaboradores desempenhem as tarefas em menor tempo e de forma eficiente.
Além de aumentar o desempenho dos funcionários, a arquitetura para o varejo torna as atividades menos maçantes, ajudando a manter os colaboradores animados e motivados com o trabalho.
4. Aumento das vendas
Obviamente, todos os empreendedores desejam aumentar as vendas e a lucratividade do seu negócio, correto? Um dos grandes benefícios da arquitetura para o varejo é justamente esse, o aumento das vendas. Os arquitetos ao projetarem ambientes para melhorar a experiência do cliente procuram sempre preparar o posto de venda de forma em que os consumidores tenham acesso fácil a tudo que desejam.
Além de melhorar a acessibilidade aos produtos, a arquitetura para varejo procura posicionar produtos similares e complementares próximos uns aos outros, induzindo os clientes a comparem mais. Direcionando os clientes corretamente aos produtos permite um aumento das vendas e ajuda os consumidores a gastarem menor tempo nas compras.
Dicas de arquitetura para varejo
Para que a estruturação e a preparação do estabelecimento proporcionem bons resultados e todos os benefícios citados sejam facilmente alcançados, é muito importante que os empreendedores considerem os seguintes pontos:
- Levantamento do espaço e de toda a estrutura predial para um projeto eficaz
- Criação de um conceito antes da definição do padrão final
- Padronização de toda a rede
- Projetos arquitetônicos para todos os pontos de vendas
- Iluminação das lojas
- Realização de simulações
Agora que você já conhece dicas de arquitetura para varejo e os benefícios que ela proporciona, não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas de arquitetura e veja como fugir do comum e diferenciar seu negócio da concorrência e alavancar os lucros!